Canfora Branca - Óleo Essencial

2.20€

  • Preço sem Taxas: 1.79€
  • Modelo: canf-br
  • Disponibilidade: 26

Opções disponíveis

Cinnamomum Camphora

O Óleo Essencial de Cânfora Branca é óleo volátil obtido por destilação a vapor da madeira da canforeira Camphora Cinnamomum Sieb. (Fam. Lauraceae) seguido de fraccionamento do óleo. O Óleo de Cânfora Branca é a primeira fracção da destilação.
Após destilação e rectificação a vácuo, o óleo é filtrado à pressão e 3 fracções de óleo são produzidas, conhecidas como Cânfora Branca, Cânfora Amarela e Cânfora Castanha.
Apenas o óleo de Cânfora Branca é usado para fins aromáticos e medicinais e tem um aroma claro e fresco. As cânforas amarela e castanha, são tóxicas e carcinogénicas, uma vez que contém safrol e não são utilizadas em aromaterapia.

A árvore de cânfora pode crescer até 35 metros e o componente activo é encontrado em todas as partes da árvore. A árvore é nativa da Ilha Formosa (Taiwan), China e Japão e muitas vezes pode viver muitos anos. A árvore deve ter, pelo menos, 50 anos de idade, para produzir o óleo!

Foi um remédio muito usado contra a peste na então Pérsia, actual Irão, sendo também usado no embalsamamento, enquanto que os chineses usavam a árvore para construir navios e templos, por causa das propriedades duráveis e aromáticas da sua madeira.

Ironicamente, o óleo de Cânfora Branca não é amplamente reconhecido no campo de aromaterapia, apesar de ser um ingrediente comum em produtos mentolados ou pomadas e unguentos  para ajudar a tratar doenças de pele e infecções fúngicas.

Este óleo essencial tem um cheiro penetrante intenso, o que o torna um repelente eficaz, especialmente para traças e moscas. O Óleo de Cânfora branca é um ingrediente habitual nas chamadas "bolas de naftalina", usadas em roupas, para afastar as traças.
 
Características do óleo: Líquido praticamente incolor e aquoso. Os principais componentes químicos são a-pineno, canfeno, b-pineno, sabineno, felandreno, limoneno, 1,8-cineol, y-terpineno, p-cimeno, terpinoleno, furfural, cânfora, linalol, acetato de bornilo, terpinen-4- ol, cariofileno, borneol, piperitona, geraniol, safrol, cinamaldeído, cinamato de metila e eugenol. 
 
Precauções: O óleo de cânfora é um óleo poderoso e deve ser usado com muito cuidado! Não é normalmente usado em aromaterapia, uma vez que é classificado como convulsivo e neurotóxico. A sobredosagem pode causar convulsões e vómitos. Não deve ser usado por crianças, nem por grávidas ou pessoas que sofram de epilepsia e/ou asma . Não ingerir!
 
Propriedades terapêuticas: É analgésico, antidepressivo, anti-inflamatório, anti-séptico, cardíaco, carminativo, diurético, febrífugo, hipertensivo, insecticida, laxante, rubefaciente, estimulante, sudorífico, vermífugo e vulnerário.
 
Usos: O Óleo de Cânfora Branca pode ser usado como auxiliar no tratamento de depressão nervosa, acne, inflamação, artrite, dores musculares e dores em geral, entorses, reumatismo, bronquite, tosse, resfriados, gripes, febre e de doenças infecciosas.
Uma vez que este óleo pode ser tóxico, não deve ser usado em massagens de aromaterapia, mas poderá ser usado em terapia de vapor para aliviar problemas respiratórios. Em alguns casos, também pode ser utilizado em compressas!
 
Formas de utilização/benefícios:
 
Queimadores e vaporizadores:
Embora não seja muito usado em aromaterapia, o óleo de cânfora pode ter efeitos benéficos para o coração ao "limpar" os pulmões e estimular a circulação. Pode também ter um efeito calmante em problemas do sistema nervoso e por doenças convalescença (ver Precauções).
 
Em Cremes:
Ainda que adicionado em pequenas quantidades, o óleo de cânfora poderá ser incluído em qualquer formula para reduzir condições inflamatórias e ajudar diminuir a vermelhidão, sendo ainda útil para ajudar no tratamento da acne, queimaduras e feridas de lábios e mãos. É especialmente indicado para creme e gel para massagem de pé e pernas cansadas, pelo efeito refrescante e calmante que tem.
 
Compressas frias:
 É eficaz quando usado em compressas frias para ajudar a tratar contusões e entorses.

 
O Óleo de Cânfora Branca combina bem com: manjericão, cajeput, camomila, lavanda e muitos outros.
 
Principais componentes:

35% Cineols UN-GHS: ATO 5(2500); SCI 3
25% Limonene UN-GHS: SCI 2; SS 1; EH A1,C1
15% Pinenes UN-GHS: ATO 5(3700), SCI 2, SS 1
1% Camphor: UN-GHS: ATO 5(4900); ATI 4(1,5m); SCI 3; STO-SE 2; EH A3
 

Certificado de Análise
 
Descrição:  Óleo Essencial de Cânfora Branca


Camphor Oil White-CA.jpg (1022×497)

 

 

MSDS e CA  fornecidos a pedido para profissionais.

 

Inserir Comentário

Inserir Comentário

Obs: HTML não é suportado!
    Fraco           Bom
Captcha