Hortelã Pimenta / Menta Piperita - Óleo Essencial

2.20€

  • Preço sem Taxas: 1.79€
  • Modelo: hp
  • Disponibilidade: 13

Mentha Piperita

Este óleo essencial refrescante é usado na aromaterapia para estimular a mente, aumentar a agilidade mental e a concentração.
Na pele refresca, acalma a irritação e as comichões e reduz a vermelhidão.
Ajuda a aliviar espasmos do cólon, enxaquecas, dores de cabeça, sinusite, congestão no peito e estimula o sistema digestivo.
 
Características do óleo: O óleo de hortelã-pimenta tem um fresco e bem definido aroma de mentol. Tem uma cor de amarelo claro a pálido e é aguado na viscosidade.
 
Propriedades terapêuticas: É analgésico, anestésico, anti-séptico, antiespasmódico, adstringente, carminativo, descongestionante, expectorante, febrífugo, estimulador hepático, bom para os nervo, estimulante, digestivo, sudorífico, vasoconstritor e vermífugo.
 
Precauções: É um óleo não-tóxico e não-irritante em diluições baixas, mas podem ocorrer problemas de sensibilização devido ao teor de mentol. Pode causar irritação da pele e membranas mucosas, e deverá ser mantido bem longe dos olhos. O seu uso deve ser evitado durante a gravidez e não deve ser usado em crianças com menos de sete anos. 
 
Usos: Óleo de hortelã-pimenta é excelente para a fadiga mental e depressão, refresca o espírito, estimula a agilidade mental e melhora a concentração . É um bom auxiliar em casos de apatia, choque, dor de cabeça, enxaquecas, stress nervoso, vertigens e desmaios e em distúrbios respiratórios gerais, como tosse seca, congestão nasal, asma, bronquite e pneumonia.
 
Para o sistema digestivo, o óleo de hortelã-pimenta é eficaz para uma variedade de problemas, uma vez que estimula a vesícula biliar e a secreção de bílis . É usado para cólicas, dispepsia, cólon espástico, flatulência e náuseas.
 
Pode aliviar a dor em casos de dor de dentes, pés doridos, reumatismo, nevralgias, dores musculares e cólicas menstruais.
 
Na pele, o óleo de hortelã-pimenta é utilizado para aliviar a irritação e o prurido, e também para reduzir a vermelhidão da pele inflamada. É usado para dermatite, acne, micose, sarna, queimaduras solares e inflamação da pele, tendo ao mesmo tempo uma acção de arrefecimento.
 
Formas de utilização/benefícios:
 
Sabão: Para aromatizar o seu sabão é aconselhável usar este óleo com algum cuidado, não porque seja prejudicial (antes pelo contrário) mas porque é um aroma forte que fácilmente se sobrepõe e quase anula os outros! Ao calcular misturas com hortelã-pimenta, utilize cerca de metade da quantidade que usaria com outro óleo essencial. 
Em misturas aromáticas, proporciona uma sensação refrescante e estimulante. Quando usado em bálsamos ou  sabonetes  pode literalmente sentir-se o seu efeito refrescante graças ao mentol que contém.
 
Queimadores e vaporizadores:
Na terapia de vapor, ajuda a aumentar a concentração e a estimular a mente, resolver problemas de tosse, dores de cabeça, náuseas e também funciona como repelente de insectos.
 
- Misturado com óleo de massagem ou no banho:
Auxilia em casos de cólicas, dores nas costas, distúrbios intestinais, cólon espástico, catarro, colite, má circulação, obstipação, tosse, diarréia, pés suados e cansados​​, flatulência, dores de cabeça, dores musculares, cãibras e espasmos, nevralgias, náuseas, reumatismo, fadiga mental, pele vermelha, irritada e com prurido, bem como noutras condições inflamatórias.
 
- Desinfectante bucal:
Bochechar com óleo de hortelã-pimenta diluído ajuda com infecções das gengivas e com mau hálito.
 
- Loções e cremes: (ver precauções)
Quando incluído num creme ou loção, vai ajudar a aliviar a dor de queimaduras solares,  reduzir a vermelhidão da pele inflamada, reduzir a comichão e a refrescar a pele graças às suas propriedades vasoconstritoras.
 
- O Óleo de Hortelã-pimenta combina bem com:  Todos, mas particularmente bem com benjoim, eucalipto, lavanda, manjerona, limão e alecrim.
 

Ficha Técnica e Certificado de Qualidade

Descrição:  Óleo Essencial de Menta Piperita

Nome INCI:     Mentha Piperita (Peppermint) Oil

Cas No:          8006-90-4 / 84082-70-2                                            Einecs No:     - / 282-015-4

 

ANALYTICAL DETAILS

RANGE

RESULT

DESCRIPTION

The volatile essential oil produced by steam distillation of the herb Mentha Pipperita

Conforms

APPEARANCE @ 20°C

Colourless to pale yellow

Conforms

ODOUR

Clean, fresh, penetrating mint

Conforms

RELATIVE DENSITY @ 20°C

0.888 – 0.915

0.908

REFRACTIVE INDEX @ 20°C

1.450 – 1.470

1.457

OPTICAL ROTATION @ 20°C (°)

- 10.0 to – 34.0

-22.55

ACID VALUE

≤ 1.4

< 1.1

FLASH POINT (˚C)

>70

>70

FATTY OILS & RESINIFIED ESSENTIAL OILS

Complies with test

Conforms

SOLUBILITY IN 70% ETHANOL

Soluble 1 + 4

Conforms

 

 

CHROMATOGRAPHIC PROFILE

ACID NAME

RANGE

RESULT

LIMONENE

CINEOLE

MENTHONE

MENTHOFURAN

ISOMENTHONE

MENTHYL ACETATE

ISOPULEGOL

MENTHOL

PULEGONE

CARVONE

RATIO CINEOLE LIMONENE

1.0 – 5.0

3.5 – 14.0

14.0 – 32.0

1.0 – 9.0

1.5 – 10.0

2.8 - 10.0

≤ 0.2

30.0 – 55.0

≤ 4.0

≤ 1.0

> 2.0

2.27

4.94

24.50

1.38

4.25

5.01

0.13

42.07

1.59

0.39

2.18

 

Inserir Comentário

Inserir Comentário

Obs: HTML não é suportado!
    Fraco           Bom
Captcha