Cymbopogon citratus (Lemongrass)
(Proveniente de Agricultura Biológica)

Origem: PORTUGAL
http://plena-natura.pt/image/catalog/Publicidade/cimb_port_pequeno%20copy.png


É um óleo com aroma fresco que pode ser usado com sucesso para combater o jetlag  e a celulite, revitalizar o corpo cansado e a mente.

Ajuda a manter o animal de estimação livre de parasitas externos. 

Características do óleo: O óleo de erva-príncipe tem um doce aroma a limão. É de cor amarelo-pálido a amarelo-acastanhado e tem uma viscosidade aquosa.
 
Precauções: O óleo de erva-príncipe pode irritar a pele sensível, por isso deve ter-se cuidado e fazer um teste antes de o aplicar.  Não deve ser ingerido, não deve ser aplicado puro na pele e não deve ser usado em crianças ou grávidas sem aconselhamento especializado!.
Embora algumas pessoas possam ter uma reacção alérgica a este óleo, a maioria não apresenta qualquer alergia quando ele é usado em concentrações inferiores a 3%.
 
Propriedades terapêuticas: É analgésico, anti-depressivo, anti-microbiano. antipirético, anti-séptico, adstringente, bactericida, carminativo, desodorizante, diurético, febrífugo, fungicida, galactagogo (faz aumentar a secreção de leite), insecticida, calmante, sedativo e tónico.
 
Usos: O óleo de erva-príncipe revitaliza o corpo e alivia os sintomas de jetlag, elimina dores de cabeça e ajuda a combater o esgotamento nervoso e condições relacionadas com o stress.
 
É um grande tónico geral para o corpo e estimula o sistema nervoso parassimpático, o que é uma mais-valia quando se está recuperar de uma doença. Também estimula as secreções glandulares.
 
É útil em infecções respiratórias, como dor de garganta, laringite e febre. Ajuda a prevenir a propagação de doenças infecciosas. É útil com colite, indigestão e gastroenterite.
 
O óleo de erva-príncipe ajuda a tonificar os músculos e tecidos, alivia dores musculares, tornando os músculos mais flexíveis. Ajuda a corrigir a má circulação e funciona como repelente de insectos. Contribui para manter os animais de estimação livres de pulgas, carraças e piolhos.
 
É também utilizado para limpar a pele oleosa e acneica, bem como o pé-de-atleta. Alivia a transpiração excessiva.
 
Formas de utilização/benefícios:
 
Sabão:
O óleo de erva-príncipe é um dos favoritos de quem faz sabão artesanal pela sua capacidade de "ficar" no sabão. É frequentemente usado em receitas de sabão para o acne e para repelir insectos. Ele funciona como uma nota de 'topo" em misturas e cheira a limão com um toque de terra.
 
- Queimadores e vaporizadores:
Na aromaterapia, pode ser usado para combater o nervosismo, para reavivar a mente e dar energia quando se sentir letárgico, ou para aliviar a fadiga.
Funciona muito bem como repelente de insectos, ao mesmo tempo que cria uma atmosfera agradável ao seu redor. 
 
Misturado com óleo de massagem ou no banho:
Ajuda com a celulite, problemas digestivos, infecções, nervosismo, funciona como diurético e como um tónico geral.
 
- Loções e cremes: 
Ao ser utilizado como componente de loções ou cremes, é de grande valor na eliminação da celulite, a tonificar a pele abrindo os poros bloqueados, e ajudando com o acne.
As suas propriedades anti-sépticas são úteis no tratamento do pé-de-atleta e outras infecções fúngicas.
 
Óleo de Erva-príncipe combina bem com: manjericão, bergamota, pimenta preta, cedro, sálvia, erva-doce, gerânio, gengibre, toranja, lavanda, limão, manjerona, laranja, palmarosa, patchouli, alecrim, tea tree, tomilho, vetiver, e ylang ylang.
 

Especificações Técnicas
Descrição:  Óleo Essencial de Erva-Príncipe 
Nome INCI:  Cymbopogon Citratus Oil

Nº Cas: 89998-14-1                                                               
Nº Einecs: 289-752-0

CARACTERÍSTICAS ANALISADAS

PARÂMETROS

ASPECTO

Líquido, de viscosidade aquosa

COR

De amarelo-claro a acastanhado

ODOR

Característico da Erva-Príncipe

GRAVIDADE ESPECÍFICA @ 20°C

0,872 - 0,897

ÍNDICE DE REFRACÇÃO @ 20°C

1,4830 - 1,4890

ROTAÇÃO ÓPTICA @ 20°C

- 3 a + 1

 

Validade: 36 Meses a partir da data de produção

 

Inserir Comentário

Inserir Comentário

Obs: HTML não é suportado!
    Fraco           Bom
Captcha