Niaouli - Óleo Essencial

2.20€

  • Preço sem Taxas: 1.79€
  • Modelo: nia
  • Disponibilidade: 14

Melaleuca viridiflora

O óleo essencial de Niaouli é extraído por destilação a vapor das folhas jovens e rebentos da planta Melaleuca viridiflora (também conhecida como Melaleuca quinquenervia) da família Myrtaceae.
Esta grande árvore de folha perene é nativa da Austrália, Nova Caledónia e das Ilhas Francesas do Pacífico. Tem um tronco flexível, casca esponjosa, folhas lineares ponteagudas e picos de flores amareladas sésseis.

O seu nome botânico foi-lhe atribuído em 1788 durante a viagem do Capitão Cook e foi historicamente usado nas  enfermarias obstétricas dos hospitais franceses graças às suas propriedades anti-sépticas. É ainda actualmente um ingrediente popular para pastas de dentes e sprays orais.

Características do óleo: O óleo de Niaouli tem um aroma ligeiramente doce e fresco. A cor varia de incolor a amarelo pálido, ou esverdeada.
 
Precauções: O óleo de Niaouli é considerado um óleo seguro, não-tóxico, não-irritante e não-sensibilizante. No entanto, e por precaução, é aconselhável evitar o seu uso durante a gravidez, aleitamento ou em crianças pequenas.
 
Propriedades terapêuticas: É analgésico, anti-reumático, anti-séptico, bactericida, balsâmico, cicatrizante, descongestionante, expectorante, febrífugo, inseticida, estimulante, vermífugo e vulnerario (ajuda a curar feridas).
 
Usos: O óleo de Niaouli ajuda aumentar a concentração e limpa a mente, ao elevar o ânimo. Graças às maravilhosas propriedades anti-sépticas, é muito útil para ajudar a combater infecções tais como como resfriados, febres, gripe, infecções pulmonares, bronquite, tuberculose, pneumonia, asma, sinusite, dores de garganta, catarro e laringite.

É, além disso, é útil contra as enterites, disenteria, parasitas intestinais, cistite e infecções urinárias e ainda para aliviar as dores de reumatismo e neuralgia.

Como desinfectante, o óleo de Niaouli é valioso para limpar feridas, úlceras cutâneas, acne, manchas, furúnculos, queimaduras, cortes, picadas de insectos, actuando ainda como descongestionante em peles oleosas.
 
Formas de utilização/benefícios:
 
Sabão:
Pode ser usado isoladamente ou combinado com aromas como a lavanda e aromas cítricos (ver combinações mais à frente).
 
Queimadores e vaporizadores:
Usado em aromaterapia, o óleo de niaouli pode ajudar a estimular a concentração e a limpar a mente. Ajuda a: combater infecções, tonificar o sistema digestivo e aliviar a dor.
 
Misturado com óleo de massagem ou no banho:
Misturado com um óleo de massagem ou diluído no banho, é de grande utilidade para combater infecções, aliviar a dor, tonificar o sistema digestivo e eliminar infecções de pele.
 
Loções e cremes: 
Num creme ou loção é excelente para ajudar a eliminar problemas inflamatórios, tais como acne, furúnculos, úlceras cutâneas, queimaduras, pequenos cortes e picadas de insectos.
Também ajuda a descongestionar a pele oleosa.
 
O Óleo de Niaouli combina bem com: Funcho, zimbro, lavanda, limão, laranja, tangerina (e todos os cítricos), pinho, hortelã-pimenta e muitos outros.
 
Certificado de Análise
 
Descrição:  Óleo Essencial de Niaouli       

Nome INCI:     Melaleuca viridiflora

(Ver imagem 2)

Inserir Comentário

Inserir Comentário

Obs: HTML não é suportado!
    Fraco           Bom
Captcha