Borato de Sódio (Borax)

3.10€

  • Preço sem Taxas: 2.52€
  • Modelo: bor
  • Disponibilidade: 22

Opções disponíveis

Borato de Sódio Decahidratado  (Borax)
 
Fórmula química: Na2B4O7.10H2O
CAS: 1303-96-4  -  EINECS: 215-540-4
 
Descrição:
O bórax , também conhecido como Borato de sódio ou Tetraborato de sódio é um mineral alcalino derivado da mistura de um sal hidratado de sódio e ácido bórico. Facilmente solúvel em água, é frequentemente formado na natureza como evaporito. Por isso é encontrado na forma de pequenos cristais agrupados facilmente friável, com aparência macroscópica de um pó esbranquiçado. Microscopicamente seus cristais são transparentes e de pequena dureza.

É muito utilizado na indústria de detergentes, fazendo parte de algumas fórmulas de detergentes em pó para as máquinas de lavar roupa.
Está também presente em muitos produtos de limpeza domésticos.
Para além de ser usado como agente de limpeza doméstica, o bórax também é amplamente usado em sabões e cosméticos.
É um produto que limpa e é suavemente adstringente. Não seca a pele podendo, por isso, ser usado em muitos produtos de cuidados pessoais: produtos para o banho (sabão), champôs e loções capilares, cremes, unguentos hidratantes, adstringentes, loções para as rugas e máscaras de beleza, entre outros.

Conservação:
Deve guardar-se ao abrigo do calor e humidade
 
PERIGOS: (fonte: Ficha de Dados de Segurança - FDS/MSDS)
Visão global de Emergência:
O bórax decahidratado é uma substância branca sem odor e em pó, não inflamável, combustível ou explosiva, dispondo de baixa toxicidade oral aguda e dérmica.
Efeitos potenciais para a Saúde:
A inalação é a via de exposição mais significativa em exposições ocupacionais e outras. A exposição dérmica não costuma ser uma preocupação uma vez que o bórax decahidratado é pouco absorvido pela pele intacta.
- Inalação: Efeitos ocasionais de irritação média no nariz e garganta poderão decorrer da inalação de poeiras de bórax decahidratado em concentrações superiores a 10 mg/m3.
- Contacto com os Olhos: O bórax decahidratado é um irritante sério para os olhos.
- Contacto com a Pele: O bórax decahidratado não provoca irritação na pele intacta.
- Ingestão: Os produtos que contêm bórax decahidratado não devem ser ingeridos. O bórax decahidratado apresenta uma baixa toxicidade aguda. Pequenas quantias (p. ex. uma colher de chá) ingeridas acidentalmente não irão provocar efeitos; a ingestão de quantidades superiores poderá causar sintomas gastrointestinais.
Reprodução/Desenvolvimento: Os estudos sobre a ingestão a concentrações elevadas em várias espécies animais indicam que os boratos podem ter efeitos sobre a reprodução e o desenvolvimento. Um estudo humano sobre a exposição ocupacional à poeira de borato não demonstrou quaisquer efeitos adversos para a reprodução.
Um estudo epidemiológico recente e um relatório de revisão aos pares dos estudos epidemiológicos anteriores realizados na China não demonstraram quaisquer efeitos negativos do boro para a fertilidade humana.
Efeitos Ecológicos Potenciais: Grandes quantidades de bórax decahidratado podem ser nocivas para as plantas e outras espécies. Por isso, as libertações para o ambiente deverão ser minimizadas.
 
 Primeiros socorros
- Usar luvas de protecção/vestuário de protecção/protecção ocular/protecção facial.
- Em caso de contacto com os olhos: Lavar cuidadosamente e abundantemente com água durante vários minutos. Retirar as lentes de contacto, se presentes e fáceis de retirar.
  Continuar a enxaguar.
  Caso a irritação ocular persista: Consultar um médico.
- Se inalado: Ir para local com ar fresco. Procurar assitência méida no caso de agravamento de sintomas (irritação das mucosas ou outros)
- Se ingerido, procurar imediatamente assistência médica. NÃO provocar o vómito.
 

 
Ficha de Segurança disponível a pedido.

 

Inserir Comentário

Inserir Comentário

Obs: HTML não é suportado!
    Fraco           Bom
Captcha