Anis-Estrelado - Óleo Essencial

2.50€

  • Preço sem Taxas: 2.03€
  • Modelo: an-est
  • Disponibilidade: 7

Opções disponíveis

Illicium Verum 

O Óleo Essencial de Anis Estrelado (Illicium Verum) é por vezes confundido com o de Anis de erva-doce, proveniente da planta Pimpinella anisum. Sendo semelhantes no aroma, são diferentes nas características e propriedades.

O óleo essencial de Anis Estrelado, como é conhecido, tem propriedades estimulantes e energizantes, podendo ter uma acção particularmente refrescante e estimulante sobre o sistema digestivo e respiratório, quando usado em massagem. Tem também propriedades emocionalmente edificantes.

Tem um aroma forte, doce e poderoso, que lembra o alcaçuz. Contém anetol, o mesmo ingrediente que dá o sabor de anis à bebida com o mesmo nome.

Foi a partir de um ácido presente no Anis Estrelado (Shikimic acid) que se criou o medicamento contra as gripes, conhecido como Tamiflu. Entretanto este ácido passou a ser criado artificialmente e o Anis Estrelado deixou de ser a sua principal fonte.

Características do óleo: É amarelo pálido na cor e aquoso na viscosidade. Tem nota aromática alta, a especiarias doces.
 
Precauções:  O óleo de Anis Estrelado deve ser evitado durante a gravidez e deve ser usado com moderação, pois pode diminuir a circulação quando usado em grandes quantidades. Apenas para uso externo! Não usar directamente na pele sem ser diluído (como todos os óleos essenciais puros).
 
Propriedades terapêuticas: É anti-séptico, anti-espasmódico, carminativo, diurético, expectorante, galactagogo, estimulante, sedativo, insecticida.
 
Propriedades cosméticas: Aumenta a elasticidade da pele; normaliza a camada lipídica da epiderme; acelera a regeneração das células da pele.

Efeitos psico-emocionais: Tem propriedades sedativas, alivia a depressão e stress, estimula o apetite, estimula a actividade sexual.

Formas de utilização/benefícios:
 
Sabão:
O aroma do óleo essencial de anis estrelado pode ser usado simples ou em combinação para dar um toque a especiarias ao seu sabão (ver "Combina bem com...").
Nota: Acelera o traço
 
Queimadores e vaporizadores:
Usado em terapia de vapor,  o óleo essencial de Anis Estrelado ajuda em casos de processo inflamatório no sistema broncopulmonar, taquicardia, depressão, stress, hiperactividade. 2-3 gotas no queimador serão suficientes para obter o efeito desejado, podendo aumentar para 4-8 gotas em espaços maiores, mas sempre de maneira a não saturar o ambiente.
 
Misturado com óleo de massagem, loções ou cremes:
Massagem: 3-5 gotas de óleo essencial misturado com 10 ml de óleos cosméticos da sua preferência (jojoba, avelã, graínha de uva, amêndoa, etc.) ou creme de massagem, colocar na pele e massajar.  Pode ser usado para: ajudar a tratar processos inflamatórios no sistema broncopulmonar, cólicas renais e para melhorar a actividade sexual. 
 
 
O Óleo de Anis Estrelado combina bem com:  Benjoim, canela, cedro, cravinho, coentro,erva-doce, eucalipto, gengibre, lavanda, tangerina, laranja, petitgrain, pinheiro, entre outros.
 
 
Certificado de Análise
 
Descrição:  Óleo Essencial de Anis Estrelado       

Nome INCI:    Illicium Verum Fruit Oil

Cas Nos:              84650-59-9                                                                                        Einecs Co:           283-518-1

 

ANALYTICAL DETAILS

RANGE

RESULTS

APPEARANCE

Mobile oily clear liquid, solidifying to a whitish crystalline mass when cold

Complies

COLOUR

Yellow liquid (when liquid)

Complies

ODOUR

Spicy, anise, liquorice

Complies

SPECIFIC GRAVITY @ 20°C

0.975 – 0.994

0.980

REFRACTIVE INDEX @ 20°C

1.540 – 1.561

1.554

OPTICAL ROTATION @ 20°C

-2 to +2

-0.8

ACID VALUE

≤ 1.0

<1.0

FLASH POINT (°C)

94

94

FREEZING POINT (°C)

≥ 15

≥ 15

SOLUBILITY IN ALCOHOL

1:3 soluble in 90% alcohol

N/D

ALPHA PINENE (%)*

0.2

N/D

ALPHA PHELLANDRENE (%)*

0.2

N/D

LIMONENE (%)*

0.15

N/D

LINALOOL (%)*

2.5

N/D

BETA CARYOPHYLLENE(%)*

0.2

N/D

METHYL CHAVICOL (%)*

5.0

N/D

TRANS ANETHOLE(%)*

89.0

N/D

 

MSDS  disponível a pedido.

Inserir Comentário

Inserir Comentário

Obs: HTML não é suportado!
    Fraco           Bom
Captcha